Vídeo na educação corporativa: aprendizado que grava

Home Blog Dicas Educação corporativa Vídeo na educação corporativa: aprendizado que grava

Já experimentou ler o roteiro de um filme ou comercial e depois vê-lo pronto no cinema ou televisão? Os efeitos são absolutamente diferentes. Certamente você captou nuances que não tinha percebido no texto, ampliou o seu entendimento da mensagem, viveu uma experiência complementar e entendeu muito mais. Este é exatamente o efeito do vídeo na educação corporativa.

Com o papel de somar ao conteúdo visto durante o treinamento, os vídeos têm um papel de enriquecer o aprendizado, além de criar e fortalecer a cultura de aprendizado na educação corporativa. Além disso, em tempos de readequação à nova situação financeira do país, é uma maneira muito eficaz de economizar custos garantindo um aprendizado criativo, rico e duradouro.

A ACAD fez a lição de casa e lista para algumas tendências em vídeo que você vai ver por aí e que pode utilizar para alavancar a educação corporativa da sua empresa:

Video na educação corporativa

Vídeos ao vivo: Não pense que é só o Facebook que pode usar esse recurso! As empresas podem se aproveitar dessa modalidade na educação corporativa para fixar algum conceito especifico ou até para inovar com a turma. O melhor é que o ao vivo pode ser reutilizado outras vezes, conservando a espontaneidade do momento. Tenha certeza: esse tipo de vídeo vai surpreender o público e causar impacto. Claro, mas, para que seja um sucesso, o ao vivo requer treino, planejamento e roteirização. Todo ensaio é bem-vindo.

Vídeos em APP: Algumas empresas já desenvolvem aplicativos para treinamentos e a novidade é a inserção de vídeos. Os conteúdos podem ser semelhantes aos disponibilizados em outras mídias ou desenvolvidos especialmente para o APP, contando com recursos especiais como realidade ampliada ou inclusão de games. Pode ser que esta realidade ainda esteja longe dos seus recursos, mas continue a leitura que temos dicas mais simples.

Storytelling em vídeo: A arte de contar histórias e envolver o público sobrevive desde a Grécia antiga. Utilizar este recurso certamente tornará o seu conteúdo mais interessante aos olhos do público, principalmente para conteúdos mais técnicos que exigiriam a leitura de mais conteúdo teórico. Imagina ensinar “Resistencia dos materiais” ambientado em uma história na época da Revolução Industrial? Certamente, seria sensacional!

Humor em vídeo: Cada vez mais está caindo por terra o tabu de que é preciso ser sério para aprender e ensinar e isso também vale para a educação corporativa. O humor também pode ensinar e deve ser utilizado de maneira equilibrada sem ser forçado e artificial no aprendizado. Criar roteiros e fazer vídeos com temas humorísticos ajudam a alavancar aqueles conteúdos muito técnicos, de difícil assimilação pela galera. Mais uma vez reforçamos: o planejamento e o roteiro são fundamentais para dosar e para garantir o sucesso de seu vídeo.

A ACAD pode te ajudar a criar vídeos incríveis que deixam o treinamento mais interessante e eficaz. Entre em contato conosco e conheça nossos cases de vídeos.

😉

Postado por: acad - 15/fev/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#SEJA UAU!

A Academia da Estratégia oferece consultoria estratégica e soluções educacionais, que incluem programas de formação de liderança, conteúdo e tudo para sua empresa ter um treinamento #UAU! . Conheça nossas soluções e saiba como a ACAD pode transformar a sua empresa. Fale conosco: preenchendo seu e-mail abaixo.

Leia também