Walking the talk: faça o que você fala e construa uma cultura sólida

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Ainda tem gente que acredita que a cultura de uma empresa pode ser construída tal qual uma massinha de moldar: basta definir alguns princípios, divulgar para o time e está pronta a formula, todo mundo vai passar a praticar, mas a realidade não é bem assim. Sabe quando nosso pai dava uma bronca na gente e tínhamos coragem de retrucar dizendo que ele mesmo não fazia o que estava falando e ouvíamos um ríspido: “Não faça o que eu faço, faça o que eu digo!”? Pois é, esse discurso não vale mais. Ele já está gasto para a vida e para o mundo corporativo. Cada vez mais o que prevalece é o Walking the talk que traduzido para o português pode ser interpretado como “aja de acordo com o seu discurso”.

Quem fortaleceu a expressão foi Carolyn Taylor, especialista em cultura organizacional, que inclusive lançou um livro com o mesmo título em 2005, publicado no Brasil pela editora Publ!t como Walking the talk – A cultura através do exemplo, mas que anda em falta para comprar nas livrarias 🙁  Em 2014 a autora esteve no Brasil para lançar a nova versão em português e falou com o jornal Valor Econômico. No livro, a autora aprofunda o tema e apresenta uma metodologia de como as pessoas interpretam as mensagens que recebem dos líderes sobre a maneira de se comportarem e como isso pode engaja-las ou não. O gestor tem o papel de mostrar como o tempo deve ser aproveitado, como os projetos e as negociações devem ser conduzidas, como o dinheiro deve ser investido, etc. Estas atitudes darão a real dimensão da dificuldade ou facilidade com que a nova cultura será implementada.

Muita gente se pergunta qual a melhor cultura organizacional. A resposta é simples: Segundo Taylor, é a que ajuda o time a atingir o que foi planejado. Para a ACAD também é importante agregar valores que direcionem a conduta e ofereçam diretrizes éticas para o negócio.

Como nós gostamos de listas, vamos ajudar com 3 dicas comportamentais valiosas para te auxiliar a ser mais “walking the talk” no trabalho:

Walking the talk

Nunca prometa quando estiver alegre: Parece um super clichê, né? Mas quantas loucuras já não fizemos quando estávamos felizes com alguma coisa? Então, procure tomar decisões sempre bem pensadas, sem influências de fortes emoções, porque não tem coisa pior que voltar atrás numa promessa feita, seja ela um rodízio de feriado para a equipe ou cancelar o aumento após a reanálise do orçamento.

Evite falar mal dos outros (pelo menos no trabalho!): Pois é, as vezes você precisa ter relação com vários núcleos do trabalho, uns por afinidade, outros porque é necessário para o desenvolvimento da atividade ou para manter o network. O fato é que vai ter sempre alguém da turma que não vai entender a sua estratégia de “manter o bom relacionamento com todo mundo” e vai te achar um verdadeiro “traíra”. A verdade é que é possível discordar e manter um bom relacionamento no trabalho, mas nem todo mundo tem maturidade para entender isso. Então, a melhor forma de evitar este estigma é fechando a boca e mantendo a neutralidade. Assim, você garante o Walking the talk numa boa. ; )

Seja íntegro na vida para que possa ser íntegro no trabalho: não dá para separar as coisas, afinal de contas, somos a mesma pessoa! Se você dá um jeitinho na vida, mas a sua empresa fala que “jeitinho não é tolerado” e isso é um valor para a sua empresa, faz sentido praticar isso lá fora? Não! Então, leia o código de ética da sua empresa, os valores e faça uma reflexão aprofundada sobre o que você não anda praticando. Você e sua empresa precisam estar alinhados!

Lembre-se que a cultura não deve ser só um quadro pendurado na parede da sua empresa. Para que ela realmente funcione e contribua para construir uma empresa mais rentável e de pessoas mais satisfeitas, as pessoas devem agir de acordo com os valores e comportamentos esperados. Hipocrisia é uma palavra que o Walking the talk quer ver bem longe.

Postado por: acad - 16/fev/2017

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